Página Inicial | Sobre nós | Contato 
Fundadores Associados Patrocinadores Parceiros Voluntários Colaboradores Doadores

» Notícias
Page Personnel indica os sete cargos mais promissores para 2014

Dá pra você ser um Microempreendedor Individual (MEI)

Dá pra você se tornar um voluntário

As 10 profissões mais bem pagas nos EUA

A Lenda do Bambu Chinês


Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada, absolutamente nada, por 4 anos – exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo.


Ao longo desses 4 anos todo o crescimento é subterrâneo, numa maciça e fibrosa estrutura de raízes que se estendem vertical e horizontalmente pela terra.


Mas então, no quinto ano, o bambu chinês cresce, podendo atingir de 25 a 30 metros de altura.


Repare que várias coisas na nossa vida são iguais ao bambu chinês.


Você trabalha, investe tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou mesmo anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando e nutrindo, o “quinto ano” chegará e o crescimento e a mudança que se processam te deixarão espantado.


O bambu chinês mostra que não devemos desistir; que precisamos perseverar. Em nossos trabalhos, e especialmente em projetos que envolvem mudanças de comportamento, cultura e padrões, devemos nos lembrar do bambu chinês para não desistirmos fácil frente ao tempo e às dificuldades que surgirem. Um dia, o nosso “quinto ano” chegará!


Curiosidades

 

      ► A origem do bambu

O bambu, cientificamente conhecido como Dendrocalamus giganteus, é uma planta de origem asiática, surgida na Terra entre 65 e 136 milhões de anos atrás. Uma das espécies mais altas é o bambu-gigante que pode atingir 30 metros de comprimento, o equivalente a um prédio de dez andares.

Apesar de sua estatura, o bambu-gigante (também conhecido como bambu-balde), pertence à família das gramíneas - a mesma do arroz, trigo e milho, e faz parte da tribo Bambusae, onde existem cerca de 1.300 espécies.

O bambu-gigante tem distribuição natural no Sri Lanka, Bangladesh, Tailândia e China, mas foi introduzido na Indonésia, Malásia e Filipinas (e no Brasil) pelas mãos dos colonizadores portugueses e, na continuidade, por imigrantes chineses e japoneses.


      ► Potencial agrícola e tecnológico do bambu

Uma equipe de especialistas da Unesp, da USP e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) está avaliando o potencial agrícola e tecnológico de algumas espécies de bambu para a produção de móveis. A idéia é testar sua resistência à tração, compressão e flexão para identificar novas alternativas às tradições madeiras usadas na movelaria.

As espécies avaliadas pertencem à coleção da área experimental agrícola do Laboratório de Experimentação com bambu, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia, Campus de Bauru. O grupo também realiza estudos de tratamento dos colmos (o equivalente aos troncos das árvores) para verificar sua durabilidade, e avalia o processamento industrial das plantas para confecção de laminados e chapas de partículas, feitas com resíduos do próprio processo.

(Fonte: <http://www.feb.unesp.br>)




      ► Vídeos interessantes sobre bambu:


Observando o crescimento do bambu

Crecimiento Del Bambú - Vídeo



Uma versão da lenda do bambu

El Bambu Japonês



Caminhando por um bosque de bambu

(Take Bayashi) - Bosque de bambu



As múltiplas utilidades do bambu

El Bambu 2




» Entrevistados do Mês
Aguarde









Copyright 2009 Dá Pra Você
Design por Showles Design
Página Inicial | Política de Privacidade | Termos e Condições de Uso | Contato | Sobre nós
Dá Pra Você - Todas as formas de geração de renda através do trabalho.