Página Inicial | Sobre nós | Contato 
Fundadores Associados Patrocinadores Parceiros Voluntários Colaboradores Doadores

» Notícias
Page Personnel indica os sete cargos mais promissores para 2014

Dá pra você ser um Microempreendedor Individual (MEI)

Dá pra você se tornar um voluntário

As 10 profissões mais bem pagas nos EUA

De nível superior - Pedagogia
Pedagogia
Nível Superior



Nome do curso: Pedagogia
Nível de ensino: Superior
Área de conhecimento: Humanas
Título do profissional: Bacharel em Pedagogia / Licenciatura
Setor da economia: Terciário


As características básicas da profissão


A Pedagogia está inserida como uma carreira da área de Humanas e contribui com seu conteúdo específico para a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo.

É uma ciência que não possui, quanto ao seu objeto de estudo, um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio, que é a educação e, um enfoque próprio, que é o educacional, que lhe assegurara seu caráter científico.

O profissional Pedagogo, como todo cientista da área sócio-humana, se apóia na reflexão e tem como intuito primordial o refletir acerca dos fins últimos do fenômeno educativo e fazer a análise objetiva das condições existenciais e funcionais desse mesmo fenômeno.

Ele estuda a educação como prática humana e social naquilo que modifica os indivíduos e os grupos, como processo de transmissão do conteúdo da mediação cultural que se torna o patrimônio da humanidade e a realização nos sujeitos da humanização plena.



Área de atuação do profissional


Escolas na área de administração, de ensino e de orientação e supervisão educacional; Empresas na área de treinamento de recursos humanos; Em locais de difusão culturas (museus, centros culturais) e de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão, editoras, rádios, agências de publicidade) como assessor pedagógico; Empresas do Terceiro Setor (ONGs) na coordenação de programas e projetos de natureza educativa.




Duração do curso: 4 anos
Período Integral: Não
Ensino à distância: Já é oferecido


Matérias básicas


Introdução à Pedagogia, História da Educação, Didática, Leitura e Produção Textual, Metodologia Científica e de Pesquisa, Fundamentos Filosóficos, História da Educação, Psicologia da Educação, Linguagem e Infância, Currículo e Conhecimento, Fundamentos Sociológicos, Antropologia Cultural, etc.



Matérias de formação geral


Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Antropológicos da Educação da Infância, Formação Estética, Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação da Infância, Sociologia da Educação, O Lúdico e a Brincadeira na Educação da Infância, Estágio Supervisionado em Pedagogia I, Organização do cotidiano na Educação Infantil Fundamentos Teóricos e Metodologia da Matemática I, etc.



Matérias de formação profissional geral


Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Antropológicos da Educação da Infância, Formação Estética, Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação da Infância, Sociologia da Educação, Fundamentos Teóricos e Metodologia da História, Fundamentos Teóricos e Metodologia da Geografia, Fundamentos Teóricos e Metodologia da Matemática II , Políticas Públicas em Educação, Estágio Supervisionado em Pedagogia II, etc.



Matérias de formação profissional específica


Pesquisa em Educação, Fundamentos Teóricos e Metodologia das Ciências, Fundamentos Teóricos e Metodologia da Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado em Pedagogia III, Núcleo Orientado, Psicologia nas Organizações,Teoria e prática pedagógica em educação especial, Mídia, Infância e Educação, Educação, Exclusão e diversidade: políticas e práticas, Núcleo Orientado, Ética e Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Projetos Educativos de Inclusão e Atendimento à Diversidade, etc.




Estágio supervisionado obrigatório: Sim
Carga horária mínima: 320 horas
Entrega de monografia: Sim
Apresentação oral de monografia: Sim


Exigências legais


Para o exercício da atividade profissional de Pedagogo no país, é exigível diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Pedagogia, expedido por instituição de ensino superior credenciada pelo MEC - Ministério de Educação; A regulamentação da profissão de Pedagogia se baseia na Lei 9.394 de 20/12/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

O registro profissional varia de acordo com a habilitação: o Orientador Educacional deve comprovar um ano de experiência como professor; o Administrador, Inspetor e Supervisor Escolar devem comprovar experiência de seis meses e o especialista em Magistério pode obter o registro para ministrar até três disciplinas no ensino médio e mais uma no ensino fundamental.



Associações e entidades de classe


APS - Associação de Pedagogia Social; APASP - Associação de Pedagogia Antroposófica de São Paulo; ABPED - Associação Brasileira dos Pedagogos




Pesquisador(a): Maria Lucia Ferreira Gomes - Psicanalista
Data da Pesquisa: 07/02/2010






<< Voltar


» Entrevistados do Mês
Aguarde









Copyright 2009 Dá Pra Você
Design por Showles Design
Página Inicial | Política de Privacidade | Termos e Condições de Uso | Contato | Sobre nós
Dá Pra Você - Todas as formas de geração de renda através do trabalho.