Página Inicial | Sobre nós | Contato 


APRESENTAÇÃO E PROPOSTA DE PATROCÍNIO


Quem somos e quais os nossos valores


        A DÁ PRA VOCÊ foi idealizada em meado de 2008, numa observação do impacto que a crise econômica mundial teve na vida do cidadão brasileiro que de uma hora para outra se viu desempregado, com dificuldades para sustentar sua família, pagar as contas e manter os filhos na escola. Homens e mulheres perderam o chão, o rumo e a auto-estima.

        A DÁ PRA VOCÊ, uma associação civil sem fins lucrativos constituída legalmente no Rio de Janeiro em junho de 2009, acredita firmemente que “crise é igual à oportunidade de crescimento” e se propõe a fornecer a maior gama de informações possível acerca das inúmeras possibilidades de trabalho existentes no território nacional, seja no âmbito do empreendedorismo ou da carreira convencional, e disponíveis a todo brasileiro com alguma capacidade produtiva, independentemente de idade ou sexo.

        Nossos valores são liberdade, ética, respeito, seriedade, solidariedade, transparência, compromisso social e ambiental.


Nosso logotipo


        Nosso logotipo retrata um arbusto de bambu. Escolhemos esta planta pela nossa identificação com a Lenda do Bambu Chinês: Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada, absolutamente nada, por 4 anos – exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo. Ao longo desses 4 anos todo o crescimento é subterrâneo, numa maciça e fibrosa estrutura de raízes que se estendem vertical e horizontalmente pela terra. Mas então, no quinto ano, o bambu chinês cresce podendo atingir de 25 a 30 metros de altura.

        Repare que várias coisas na nossa vida são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou mesmo anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando e nutrindo, o “quinto ano” chegará e o crescimento e a mudança que se processam te deixarão espantado.

        O bambu chinês mostra que não devemos desistir; que precisamos perseverar. Em nossos trabalhos, e especialmente em projetos que envolvem mudanças de comportamento, cultura e padrões, devemos nos lembrar do bambu chinês para não desistirmos fácil frente ao tempo e às dificuldades que surgirem. Um dia, o nosso “quinto ano” chegará!


Nosso público alvo


        Homens e mulheres com capacidade produtiva - ênfase na faixa etária dos 16 aos 30 anos.


Nossa proposta de trabalho


        A DPV pretende mostrar para o candidato a empreendedor, tenha ele a condição financeira que tiver, as várias possibilidades de iniciar um negócio próprio, o valor aproximado do investimento inicial e os passos a serem dados para a consecução de seu objetivo. Essas informações, dispostas no site na forma de texto, serão complementadas com entrevistas com empresários dos vários setores que compartilharão suas experiências através de vídeo.

        Para as pessoas que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, para as que desejam abraçar uma carreira ou dar uma guinada na vida profissional a DPV mostrará as especificidades das várias carreiras existentes de nível técnico ou superior; no setor público; nas áreas acadêmica, artística, cultural, esportiva; etc. Incluindo aquelas que não exigem uma educação formal como as do setor de serviços: babás, garçons, arrumadeiras, etc. Essas informações também estarão dispostas no site na forma de texto e serão complementadas através de vídeo com entrevistas com profissionais das várias áreas que trarão dados atualizados do mercado de trabalho.

        Além de disponibilizar informações acerca de onde encontrar prestadores dos vários serviços que possam auxiliar o cidadão na consecução do objetivo de abrir um negócio próprio ou de seguir nova carreira, a DÁ PRA VOCÊ pretende mostrar várias alternativas para o individuo investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional cuidando de sua saúde física e mental, de sua alimentação e lazer; desenvolvendo habilidades; falando novos idiomas; descobrindo novos recursos.

        A DÁ PRA VOCÊ tem, então, como objetivo, prestar um amplo serviço de informação e divulgação das várias formas de geração de renda através do trabalho. De oferecer idéias e opções; apontar alternativas para ajudar homens e mulheres a superar a crise, redescobrir talentos, renovar a esperança, recuperar a auto-estima e se tornar indivíduos econômica e culturalmente atuantes e modificadores da sociedade em que estão inseridos.


Nosso diferencial


1. Todas as informações num só lugar e dispostas de forma pedagógica para ajudar a organizar o pensamento de nossos usuários.

2. Tratamento aprofundado, dinâmico e transparente dos temas abordados, associando a teoria à prática através dos vídeos com as entrevistas com empresários e profissionais das várias áreas.

3. Provocar uma resposta emocional positiva no usuário para responder afirmativamente à pergunta: Dá pra você? Nosso público será estimulado a explorar suas potencialidades e possibilidades para ser produtivo, resgatar a auto-estima e ser feliz.


Nossos objetivos estratégicos


1. Tornar o site uma poderosa ferramenta de informação e de incentivo positivo para o usuário.

2. Estabelecer parcerias estratégicas de informação e conteúdo.

3. Efetuar pesquisas de conteúdo por pessoal próprio da DPV.

4. Produzir e veicular entrevistas afins em todo o território nacional (e internacional, se isso envolver um cidadão brasileiro).


Nossos métodos


        Bem, e como pretendemos oferecer essa gama tão diversificada de informações? Através do www.dapravoce.org.br - num primeiro momento, porque nossa Visão de Futuro prevê a formação de uma rede de comunicação de massas, utilizando-se das várias mídias disponíveis – cada uma no seu formato, para estender ao máximo o alcance dos brasileiros a todas esses dados.

        Para alimentar o site com dados pertinentes a abertura de negócios e afins, a DÁ PRA VOCÊ, pretende, além de pesquisas efetuadas por seu pessoal próprio e através de entrevistas e viagens exploratórias da equipe DPV, propor parceria a entidades como a FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e SEBRAE – Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário. Já para os dados sobre as carreiras de educação formal, pretendermos criar vínculo com entidades de ensino como universidades, escolas de nível técnico e o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, por exemplo.

        As informações de conteúdo fornecidas por esses parceiros formarão o acervo do www.dapravoce.org.br que irá disponibilizar um link de acesso ao portal dessas entidades

        Além das informações colhidas através das pesquisas próprias e de parcerias específicas, a DÁ PRA VOCÊ irá gravar entrevistas semanais com pessoas que abriram seus negócios ou seguiram uma carreira, para mostrar as emoções, os erros e os acertos da jornada de cada uma. Mostrá-las também em plena atividade em seus locais de trabalho.

        As entrevistas, que em função de nossa atual indisponibilidade técnica e financeira serão veiculadas de forma editada através do YouTube, na íntegra serão divididas em três blocos, entremeados de intervalos comerciais ou de utilidade pública: (Bloco 1 – O Antes) Breve biografia e percurso até o momento em que o entrevistado se decidiu por abrir seu próprio negócio ou seguir uma determinada carreira; (Bloco 2 – O Depois) Detalhamento das circunstâncias de ordem emocional, prática e financeira desenvolvidas ou superadas para a consecução da abertura do negócio ou para viabilizar a carreira escolhida; e (Bloco 3 – O Agora) A situação atual do negócio com a divulgação da localização do estabelecimento e como o público pode entrar em contato ou contratar os serviços oferecidos pela empresa do entrevistado ou, no caso da carreira, a situação atual do profissional em termos de atividades, oportunidades no mercado e faixa salarial em todo o território nacional.

        As entrevistas, além de informar, terão o condão de divulgar os entrevistados e seus negócios e ganharão chamadas na primeira página do www.dapravoce.org.br.


Captação de recursos


        Prevemos várias formas de captação de recursos para que a DÁ PRA VOCÊ se torne auto-sustentável e capaz de recrutar e reter pessoal qualificado para seus quadros, tenha acesso a equipamentos tecnológicos de ponta e possa efetivamente contribuir para o desenvolvimento social, humano e econômico; para a difusão e o progresso do trabalho, da educação, da cultura e da ciência.

1) Venda do CD/DVD com a íntegra das entrevistas que poderá ser encaminhado via Correios ou, futuramente, através de arquivo baixado diretamente da Internet mediante pagamento antecipado.

2) Venda de espaços no site para divulgação de produtos ou serviços alinhados à nossa proposta (vedada a divulgação de bebidas alcoólicas, armas e cigarros, por exemplo).

3) Contrapartida dos serviços efetivamente vendidos pelos anunciantes por intermédio do nosso site.

4) Renda proveniente de eventos promovidos pela DÁ PRA VOCÊ (encontros, cursos, seminários, congressos, etc.).

5) Oportunamente, mas não necessariamente, verbas federais, estaduais e municipais.

6) Contribuição mensal de associados.

7) Doações de pessoas físicas e jurídicas.

8) Cotas de patrocinadores (oportunamente, tendo em vista almejarmos levar as entrevistas para a televisão).


Modalidades de apoio ou patrocínio


        Tendo em vista a especificidade do serviço que pretendemos prestar e a produção do mesmo, todo e qualquer apoio é bem vindo:

1. Contribuição financeira.

2. Equipamentos de mídia e de comunicação.

3. Material.

4. Produto.

5. Prestação de serviço de telefonia.

6. Prestação de serviço técnico (edição das entrevistas).

7. Cessão de locais ou dependências.

8. Doação de brindes.

9. Doação de serviço de transporte e hospedagem para a equipe DPV.

10. Etc.


Contrapartida de patrocínio


1. Ainda que o resultado não seja imediatamente mensurável, tendo em vista estarmos na fase de implementação da DPV, a médio e longo prazo projeta e consolida a marca da patrocinadora como socialmente responsável em uma atuação nacional.

2. Inscrição da logomarca no site e no material de divulgação da DPV.

3. Link no site para o portal do patrocinador.

4. Inscrição da logomarca em mídia especializada por ocasião de eventos da DPV.

5. Divulgação de empresa patrocinadora por meio de assessoria de imprensa de eventos produzidos pela DPV.

6. Promoção da empresa patrocinadora por meio de eventuais cartazes publicitários, malas direta, boletins, convites, painéis, murais publicitários, etc.

7. Eventual utilização do mailing list da DPV para divulgação de serviços da patrocinadora.

8. Inscrição do nome, marca ou logotipo do patrocinador em uniformes, vestuários, etc.

9. Inclusão de publicação da patrocinadora em encarte da DPV.

10. Outros a combinar.


Nossa realidade atual


        Todo o trabalho, até aqui, foi levado a termo pelos dois diretores executivos, Vera Mattos e José Martins, que caminharam absolutamente sozinhos criando todo o material em seus computadores pessoais, suportando todos os custos decorrentes do processo de criação, implementação, navegação, comunicação e deslocamento – sem considerar as várias horas investidas no processo.

        A sede da DÁ PRA VOCÊ é na residência de sua idealizadora, mas o trabalho é realizado na casa de cada um destes diretores, mais precisamente em seus computadores, e a comunicação e a troca de arquivos entre ambos é feita por telefone e Internet. Não há equipe, mas amigos que concordaram em ceder o nome para que fosse possível a constituição do quadro mínimo de uma associação civil, mas que não têm condições de se comprometer com o trabalho efetivamente. Buscamos outras pessoas, mas todas as que contatamos estão envolvidas com sua própria subsistência e, por hora, impossibilitadas e aceitar trabalho voluntário.

        Muito mais poderia (e deveria) ter sido realizado se Vera e José pudessem se dedicar com exclusividade à DÁ PRA VOCÊ, e isso só será possível quando da existência de remuneração compatível - prevista em nosso Estatuto, uma vez que ambos têm compromissos e responsabilidades financeiras mensais que precisam ser honradas. Juntamos, ao final, o currículo resumido de nossos diretores executivos.

        As entrevistas mencionadas em nossas estratégias ainda não puderam ser produzidas em função da inadequação do material que temos em mãos para tal tarefa. Contamos apenas com uma (emprestada) Filmadora Sony DCR DVD 610 e, nos testes realizados, a qualidade do som e precariedade da iluminação inviabilizaram a produção.

        Chegamos a um ponto em que precisamos de capital externo para dar continuidade ao trabalho ora proposto e detectamos algumas necessidades iniciais que relacionamos a seguir.


Estrutura profissional básica inicial requerida


Espaço físico: Para uma atuação mais profissional e este gerará custos com despesas fixas e variáveis (aluguel, luz, telefone, acesso à Internet, etc.). Uma opção é a própria sede (apartamento da diretora-presidente, localizado em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro), por ter espaço suficiente para montar a estrutura de um escritório amplo, confortável, com banheiro independente, mas que não isentaria a DPV do pagamento de aluguel pela ocupação do espaço, vez que haverá impacto nas contas de luz, água e gás, por exemplo.

Notebooks: 06 (seis) notes HP Pavillion DV3-2155MX ou equivalente. Para a diretoria-executiva, secretaria e pessoal de pesquisa.

Computador de mesa: Computador para edição de vídeos - composto de processador Core i7, 4gb de RAM, Placa de vídeo de 512mb e 256 bits, Hd de 500gb e monitor de 23 polegadas (Samsung P2370 ou equivalente).

Impressoras: 1 (uma) impressora Multifuncional Laserjet Samsung CLX-370 FN; 1 (uma) impressora Multifuncioal HP Deskjet F4480.

Video: 1 (uma) filmadora Sony HD Handycam Camcorder HDR-FX7; 1 (um) datashow

Áudio: 2 (dois) microfones Shure SM58; 2 (dois) cabos Santo Angelo de 5 metros XLR-XLR.

Energia: 2 (dois) cabos de 5 metros cada para alimentação das fontes.

Iluminação: 1 (um) kit HD Light Combo 1000A, contendo 2 (duas) lâmpadas halógenas de 1000W; 2 tripés; 2 difusores; bag para transporte.

Telefone móvel/rádio:

Móveis de escritório: Mesas, cadeiras, arquivos, gaveteiros.

Suprimentos de informática: Mídias para gravação

Material de escritório: papel, pastas de arquivo, etiquetas, grampeadores, grampos, furador, clips, envelopes, plástico quatro furos, canetas, lapiseiras, réguas, borrachas, cartuchos.

Material de consumo: Açúcar, água, café, biscoitos, papel higiênico.

Equipe: Uma equipe enxuta, para o início dos trabalhos, merece contar com 7 (sete) pessoas: os dois diretores, uma secretária, três pesquisadores e um auxiliar (principalmente para os dias de gravação das entrevistas).

Salários, encargos e impostos:

Benefícios: Seguro saúde e acidente; assistência médica e odontológica, etc.

Serviços de terceiros: (Contador; laboratório para edição das entrevistas)

Despesas com viagens para a produção das entrevistas: Deslocamento, hospedagem e alimentação.



Currículo resumido dos idealizadores e executores do projeto “Dá Pra Você”



        • Vera Mattos de Lossio e Seiblitz - Brasileira, divorciada, 2 filhas.

Vera Mattos, advogada, psicóloga, jornalista, MBA em marketing. Ex-assistente da Ouvidoria da BR Distribuidora, ex-professora e coordenadora do IPP – Instituto de Psicologia e Psicanálise da Universidade Santa Úrsula. Autora do livro “Supersecretária: O guia para a profissional que quer vencer na vida” editado pela Editora Nobel, SP. Idealizadora e executora do projeto Dá Pra Você.


        • José Martins Ferreira Neto – Brasileiro, solteiro, sem filhos.

José Martins é músico e também é formado em Design pela Universidade Gama Filho (RJ). Webmaster com formação em inglês completo e em técnica em informática.





<< Voltar



>> Versão em PDF <<



Copyright 2009 Dá Pra Você
Design por Showles Design
Página Inicial | Política de Privacidade | Termos e Condições de Uso | Contato | Sobre nós
Dá Pra Você - Todas as formas de geração de renda através do trabalho.