Página Inicial | Sobre nós | Contato 
Fundadores Associados Patrocinadores Parceiros Voluntários Colaboradores Doadores

» Notícias
Page Personnel indica os sete cargos mais promissores para 2014

Dá pra você ser um Microempreendedor Individual (MEI)

Dá pra você se tornar um voluntário

As 10 profissões mais bem pagas nos EUA

De nível superior - Serviço Social
Serviço Social
Nível Superior



Nome do curso: Serviço Social
Nível de ensino: Superior
Área de conhecimento: Humanas
Título do profissional: Bacharel em Serviço Social / Assistente Social
Setor da economia: Terciário


As características básicas da profissão


O Serviço Social está inserido como uma carreira da área de humanas e contribui com um caráter interventivo.Tenta oferecer respostas concretas às demandas sociais, buscando assegurar os direitos do cidadão, a equidade e a justiça social. Seu objeto são as expressões da questão social.

O assistente social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e da justiça social.



Área de atuação do profissional


Atualmente o assistente social está presente na rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.




Duração do curso: 4 anos
Período Integral: Não
Ensino à distância: Já é oferecido


Matérias básicas


Antropologia cultural, Direito, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Tópicos de Economia, Informática, Inglês instrumental, Espanhol instrumental, Informática, etc.



Matérias de formação geral


Política social I, Política social II, Desenvolvimento sócio-econômico, Formação sócio-histórica do Brasil, Serviço Social e educação, Serviço Social junto à família, a criança e o adolescente, Serviço Social no campo da habitação, Serviço Ssocial no campo da saúde, Tópicos especiais em administração de recursos humanos, etc.



Matérias de formação profissional geral


O trabalho e as relações sociais, Questões sociais e campos de Serviço Social, Serviço Social e grupos comunitários, Serviço Social e processos de trabalho, Administração e planejamento em Serviço Social, Comportamento organizacional e interdisciplinaridade em Serviço Social, Estágio supervisionado em Serviço Sócia l I, Instituições cooperativas e a prática do Serviço Social, O Serviço Social e os conselhos de assistência social, de direitos da criança e do adolescente e tutelares, etc.



Matérias de formação profissional específica


Pesquisa em Serviço Social, Disciplinas optativas, Estágio supervisionado em Serviço Social II, Estatística aplicada ao Serviço Social, Ética profissional em Serviço Social, Fundamentos histórico e teórico metodológicos do Serviço Social I, Fundamentos histórico e teórico metodológicos do Serviço Social II, Fundamentos histórico e teórico metodológicos do Serviço Social III, Fundamentos histórico e teórico metodológicos do Serviço Social IV, Análise e produção científica em Serviço Social, etc.




Estágio supervisionado obrigatório: Sim
Carga horária mínima: 504 horas
Entrega de monografia: Sim
Apresentação oral de monografia: Sim


Exigências legais


Para o exercício da atividade profissional de Assistente Social no país,é exigível diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de nível superior em Serviço Social, expedido por instituição de ensino superior credenciada pelo MEC - Ministério de Educação e registro profissional junto ao órgão da classe, CFESS - Conselho Federal de Serviço Social.

A atividade profissional só é permitida após o trâmite processual e a concessão de Carteira de Identidade Profissional de Assistente Social, segundo art. 17 da Lei Federal 8662/93. O Serviço Social possui atividade regulamentada pela lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.662/1993).



Associações e entidades de classe


CFESS - Conselho Federal de Serviço Social; CRESS - Conselho Regional de Serviço Social; ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social; ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social; ENESSO - Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social.




Pesquisador(a): Maria Lucia Ferreira Gomes - Psicanalista
Data da Pesquisa: 26/02/2010
Fonte das Informações: Internet






<< Voltar


» Entrevistados do Mês
Aguarde









Copyright 2009 Dá Pra Você
Design por Showles Design
Página Inicial | Política de Privacidade | Termos e Condições de Uso | Contato | Sobre nós
Dá Pra Você - Todas as formas de geração de renda através do trabalho.